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SEJA ÚNICO – TRABALHE SUA MARCA

O que é Marca? Como você pode definir a marca da sua empresa? Ela é realmente necessária, ou só serve para empresas grandes?

A Marca é a tradução da identidade da sua empresa, e envolve diversos fatores, não apenas o logo e o nome registrados no INPI.

Ter uma marca forte significa ter a confiança de seus clientes e credibilidade sobre seus serviços e produtos. Isso quer dizer que, sempre que possível, eles vão escolher VOCÊ no lugar de seus concorrentes.

Mas como definir e trabalhar sua Marca? A Marca nada mais é do que a cara da empresa, a aparência que ela tem, e que trás com ela todos os valores, modo de trabalho, enfim, a IDENTIDADE da sua empresa.

Então, para descobrir sua identidade, pense na sua empresa como um todo: Quais são suas principais características? Como funciona seu atendimento? Como você trabalha com seus funcionários, de maneira mais casual ou mais conservadora? Quais são seus pontos fortes? O que você acha que mais se destaca na mente do cliente ao pensar na sua empresa?

Continue se fazendo perguntas e você poderá traçar o perfil da sua empresa, e então criar um logo e um slogan que traduzam tudo que sua empresa significa.

A criação de um logo que transmita essa informação exige o trabalho de um profissional, e ao pensar em seu slogan é preciso ter em mente que ele seja curto, memorável e atemporal.

Alguns exemplos bem marcantes:

  • “De mulher pra mulher, Marisa”
  • “Casas Bahia, dedicação total a você”
  • “Globo, a gente se vê por aqui”

Portanto, pense no mercado agora, afinal, ninguém pode prever o futuro,  tenha certeza em suas decisões, pois a cara da sua empresa, de agora em diante, será esta.

Pois bem, feita a marca e o logo. E agora? Agora é hora de trabalhar sua IMAGEM. Mas qual a diferença? A Marca é a aparência física da sua empresa, e a imagem é a reputação que ela tem. Que reputação você quer ter? Reorganize sua fachada e sua loja, reformule a embalagem de seus produtos, reforme o que for necessário, cobre uma postura acolhedora de seus funcionários e de si mesmo, etc, tendo em mente as mesmas diretrizes que fizeram você criar sua Marca. Todas essas ações simples transmitem a mensagem de profissionalismo, de respeito com o cliente, e de uma empresa coerente e com integridade.

Falando em cliente, todo esse trabalho é pra quem? Pra você ou pra ele? Para os dois! Uma marca bem trabalhada te dá mais auto-estima, mais coerência na forma de trabalhar e gerir sua empresa, e transmite mais confiança aos funcionários e ao cliente final.

Então pronto, é só pegar lápis e papel e começar a pensar. Não pense que isso tudo será em vão, ou que sua empresa vai muito bem como está, obrigado. Muito pelo contrário.

Que empresa você conhece que cresceu no mercado sem uma marca consolidada? Com cores, padrões, slogan, uniformes, qualidade no atendimento, postura online e tantos outros aspectos.

É a marca e a manutenção da boa imagem que faz com elas sejam sempre a primeira na cabeça dos consumidores, seja a maior produtora de chocolates do país ou o vendedor de tintas mais procurado da cidade.

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